terça-feira, 21 de setembro de 2010

SOPAS CAMPBELL'S O MUNDO E NO BRASIL

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Dificilmente algum supermercado, dos Estados Unidos, não as tenham em suas prateleiras. Sopas nos sabores de tomate, vegetal, galinha ou até mesmo creme de cogumelo. Todas enlatadas num ícone da cultura americana com as cores branca e vermelha. As famosas latas retratadas pelo artista Andy Warhol. A marca CAMPBELL’S se tornou uma das mais valiosas do mercado americano e suas sopas as mais famosas.



A história

Tudo começou no ano de 1869, quando o comerciante de frutas Joseph Campbell e o fabricante de latas Abrahan Anderson fundaram a Joseph A. Campbell Preserve Company, com o objetivo de enlatar tomates, vegetais, condimentos, geléias e carnes em pedaços, na cidade de Candem, estado de New Jersey. Pouco depois, em 1876, os sócios acabaram dissolvendo a sociedade por divergências e Joseph comprou a parte de Anderson para formar uma outra sociedade com Arthur Dorrance, constituindo a Joseph Campbell & Company, que passou a se chamar, em 1891, Joseph Campbell Preserve Company, sendo conhecida pelo famoso “Beefsteak Ketchup”, um molho feito com pimenta preta, vinagre, mostarda, canela e cravo, que podia ser encontrado com ingredientes como cogumelos, anchovas, lagosta, nozes e feijão de soja.

Porém, foi somente em 1895 que a empresa lançou as famosas sopas prontas de tomate. Dois anos depois introduziu as sopas condensadas nos sabores tomate, vegetal e galinha. O químico John Dorrance, sobrinho de Arthur, criou em 1899 um novo método de enlatar sopa, retirando a água, fazendo com que o produto custasse um terço mais barato que o dos principais concorrentes, barateando os custo de embalagem, transporte e acondicionamento. O novo produto rapidamente se tornou um grande sucesso, pois além der ser barato, custava cerca de 10 cents a lata, era de preparo prático e fácil. As sopas eram vendidas nas tradicionais latas vermelha e branca. O designer e a coloração das latas foi sugerido pelo executivo da empresa, Herberton Williams, pois eram as cores do time de futebol americano da Cornell University, do qual era fã. Em 1902 a empresa já comercializava sopas em 21 variedades diferentes.


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Em 1905, com as vendas de sopas crescendo rapidamente, a empresa descontinuou a fabricação de outros produtos, focalizando forças somente na produção de sopas. As sopas atingiram distribuição nacional depois de serem introduzidas no estado da Califórnia em 1911. Em 1918, devido a grande demanda para suprir as tropas americanas na Primeira Guerra Mundial, a empresa lançou as sopas de vegetais com carne, que continha altos ingredientes nutricionais. Em homenagem ao sucesso das sopas a empresa resolveu adotar a palavra soup em seu nome oficial: Campbell Soup Company. Em 1930 a primeira subsidiária estrangeira é inaugurada no Canadá. A empresa passou a fabricar suas próprias latas em 1936. No ano de 1994 introduziu os novos rótulos vermelhos e brancos. Nesta época, 100 latas de sopas CAMPBELL’S eram compradas por segundo no mundo inteiro.



A linha do tempo

1902

● Lançamento de dois novos produtos enlatados: carne de porco e feijão.

1913

● Lançamento no mercado da sopa de galinha com arroz e a com molho de aipo.

1916

● Lançamento do livro de receitas “Helps for the Hostess”, principal responsável pelo aumento do hábito de utilizar as sopas condensadas em várias receitas.

1934

● Vários novos produtos foram introduzidos: sopa de creme de cogumelo (Cream Mushroom) e sopa de galinha com macarrão (Chicken Noodle).

1937

● Lançamento da sopa de vegetais.

1938

● Lançamento do suco de tomate Campbell nacionalmente nos Estados Unidos.

1947

● Lançamento da sopa de creme de galinha (Cream of Chicken).

1964

● Lançamento da sopa com menos sal.

1970

● Introdução da sopas prontas CHUNKY. Essa linha não era condensada e continha pedaços de vegetais e legumes.

1981

● Introdução do molho de tomate para macarrão da marca PREGO. A receita continha ingredientes importados e não demorou muito para se tornar líder de mercado.

1988

● Lançamento da sopa de tomate pronta para comer e das sopas Campbell's Soup To Go, especialmente desenvolvidas para fornos microondas.

1990

● Introdução da sopa de creme de brócolis, um dos lançamentos de maior sucesso da empresa.

1999

● Lançamento da linha de sopas Select Soups, com sabores refinados e prontas para o consumo.

2002

● Lançamento da linha de sopas Campbell's Soup At Hand, para consumo imediato direto na embalagem.

2003

● Lançamento das linha de sopas Campbell's Chunky and Select nas versões para microondas.


Propagandas que fizeram história


A marca CAMPBELL’S para milhões de famílias representa não apenas sopas, mas conveniência, qualidade, vanguarda e principalmente sabor. Astros de Hollywood, como o ex-presidente Ronald Reagan e o ator e diretor Orson Welles, foram seus divulgadores. O mesmo aconteceu com o comediante e apresentador Johnny Carson. Isso sem falar em Andy Warhol, o maior expoente da Pop Art americana, que imortalizou as embalagens vermelhas e brancas das sopas CAMPBELL’S ao retratá-las em seus quadros, entre os anos de 1963 à 1968, admirados ao redor do mundo.








Porém os divulgadores mais famosos foram as crianças, que ficaram conhecidas com Campbell Kids. Elas apareciam em suas propagandas desde 1904 quando o ilustrador Grace Wiederseim desenhou uma série de pôsteres com crianças brincando. As crianças ficaram tão famosas que em 1910 a empresa resolveu dar como brinde bonecas miniaturas delas. O sucesso foi estrondoso.



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A Campbell´s que domina o mundo com suas sopas, decidiu vender suas sopas aqui no Brasil, um país populoso, que poderia consumir muita sopa e dar muito lucro para a empresa.


Eles pensaram: “Nossa sopa é produzida no México, teremos que importar para o Brasil. O custo ficará alto. É melhor abrirmos uma fabrica lá…”. Assim, eles contrataram uma consultoria para ver se o negócio era viável. Logo veio a resposta da consultoria: “Sim. Ir para o Brasil será um excelente negócio”. E assim foi feito.

A Campbell’s fez uma parceria com a Paulete, empresa da região de Cajamar-SP, que era produ-tora de tomate. O carro chefe da Campbell’s no mundo todo era sua sopa de tomate, então para che-gar com tudo, resolveram encher as prateleiras de supermercados e mercadinhos com a deliciosa sopa de tomate Campbell’s.

O que aconteceu? A empresa levou um baixa prejuízo. Quando nós brasileiros, num calor infernal, pensamos em tomar uma deliciosa sopa de tomate? Nunca!

Resultado, a Campbell’s fechou sua fabrica no Brasil, processou a empresa de consultoria e passou a importar uma quantidade pequena de sopas para o Brasil.

Essa história mostra que essa baita empresa não conseguiu, neste caso expecífico, responder as 4 perguntas que coloquei lá em cima. E o final da história você já conheceu.

Então se você quer ter realmente uma empresa de sucesso, responda as 4 perguntas. Mas tenha cer-teza que tem as respostas, ou será outra Campbell’s no Brasil.



3 comentários:

  1. Há uma tese de que não venderam sopas no Brasil porque as donas de casas brasileiras se sentiam culpadas, na época, por não fazerem elas próprias as sopas para suas famílias, daí o insucesso.

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  2. http://farfalline.blogspot.com.br/2013/12/o-canibalismo-secreto-os-experimentos.html

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